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PÓS-GRADUAÇÃO: MODA, IMAGEM E COMUNICAÇÃO

Ementa / objetivo do cursoO curso de pós-graduação MODA: IMAGEM E COMUNICAÇÃO tem como foco o campo imagético e comunicacional da moda e oferece todas a ferramentas necessárias para quem pretende atuar profissionalmente no campo da moda nas áreas de branding, visual merchandising, produção e mídias sociais. Seu objetivo
é familiarizar, capacitar e habilitar o egresso a atuar em todas as áreas de moda relacionadas à construção e comunicação da imagem de marcas, produtos e serviços de moda por meio de suportes teóricos e práticos sempre com vistas à satisfação do cliente. Construir, posicionar ou reposicionar uma marca, moldar a sua percepção, dar visibilidade, e legitimar seu valor próprio são os princípios que norteiam o curso.

Metodologia: Conteúdo enxuto, direto e restrito ao que realmente interessa. Aulas expositivas aliadas à exercícios práticos com base em estudos de casos. Pesquisas dentro e
fora de sala de aula com eventuais saídas de campo. Ao final do curso, o aluno deverá apresentar um projeto completo em uma das áreas contempladas ou mesmo integrando elementos das diferentes áreas que se complementam. O curso oferece ainda, em alguns módulos, palestras de profissionais reconhecidos, por meio das quais irão compartilhar suas experiências agregando valor e conhecimento aos alunos.

A quem se destina / público: Estudantes, recém-formados ou profissionais das áreas de design, administração, marketing, publicidade, empreendedores e pessoas que queiram ampliar os conhecimentos sobre o assunto e direcionar a carreira para serviços de moda.

Conteúdo / grade: 

Módulo 1: Fundamentos da moda e da comunicação

Cultura e história da moda: definições básicas  (Moda, estilo, tendência, conceitos distintos e complementares. A disciplina tem o objetivo de sedimentar e equalizar a cultura de moda, abrindo os horizontes dos alunos para o conceito de moda como um sistema. Moda em relação a estilos, contextos históricos e mercados. Relações entre moda e diferentes campos para criação de novos discursos. Perspectivas culturais de moda.

Cenário da moda e nichos de mercado: passado, presente e futuro (Análise de como os diferentes contextos históricos em diferentes tempos, determinaram o surgimento de alguns dos mais importantes movimentos e criadores da moda mundial. Oferecer elementos importantes para a reflexão e compreensão de que em moda, é essencial um mergulho no passado para se compreender o presente e ter uma visão abrangente de como poderá se apresentar o futuro

 Antropologia do consumo: novos comportamentos que repercutem na moda e no consumo (O consumo material ou imaterial fornece indícios de quem somos, como nos comportamos e o que pensamos. Através do consumo, grupos, gêneros, identidades socioculturais e econômicas distinguem-se. Cada vez mais o método etnográfico, próprio da Antropologia, vem sendo usado por grandes empresas para diagnosticar comportamentos, conhecer a fundo seus clientes e, assim, com foco nos usuários, criarem experiências mais assertivas e satisfatórias por meio de produtos e serviços).

Marketing e comunicação de moda (Estratégias mercadológicas contemporâneas do setor da moda. Os elementos do composto de comunicação e sua aplicação em moda. Estratégias de internacionalização das empresas líderes de moda.

Módulo 2: Mídias Sociais

Marketing digital (Canais digitais de marketing direto e ferramentas colaborativas para construção de conteúdo. Comércio digital e o planejamento de marketing para atividades no ambiente da internet. Assessoria de Imprensa; Relações Públicas e embaixadoras. Reportagem de moda, crítica de desfile em tempos de redes sociais, os principais veículos no Brasil. O profissional de conteúdo e ideias nas redações online.

*Resultados Digitais (empresa)

Imagem e discurso: identificação de público consumidor e produção de conteúdo (Direcionar  comunicação da marca a partir da imagem que a marca constrói, desde a identidade visual até a elaboração de uma campanha. Reúne ferramentas para a gestão dos pontos de contato entre a marca e seus clientes.

Módulo 3: Visual Merchandising

Intersecções: moda, design, arte e arquitetura (Estudos de movimentos culturais, referenciais estéticos, cruzamentos transdisciplinares, do mainstream ao underground. A disciplina colabora para o repertório e potencializa o processo criativo na busca de soluções adequadas.

História do Visual Merchandising (Como e onde surgiu, qual o seu papel no mundo contemporâneo, o mercado nacional e internacional, estudos de caso.

VM – Aplicação (Análise do ponto de venda e ferramentas estratégicas de merchandising. Resultados de mercado e marketing para montagens de vitrines, araras e displays. Fornecedores, parceiros colaboradores, orçamento.

Nesta disciplina o aluno deverá apresentar uma proposta de trabalho completa de VM para um cliente real.

++ palestra sobre Sustentabilidade aliada ao VM

Módulo 4: Fotografia de moda e produção de editorial e campanhas

História da fotografia de moda (Linguagem fotográfica e comunicação aplicadas à moda. Os elementos da linguagem fotográfica na construção do discurso de moda. Análise de imagem e a comunicação na fotografia de moda. A linguagem na moda, história da moda, principais linguagens, a modelo e o fotógrafo. Revistas, catálogos, mídia impressa, sites. Direção Criativa e de Moda).

Introdução à prática fotográfica: externa, locação e estúdio (Como o vestuário e o corpo funcionam na imagem fotográfica. Aulas teóricas e práticas para entendimento físico de composição e direção de moda. Formas de expressão na moda, criatividade no trabalho e como se aplica a diferentes projeto).

Produção de editorial e campanha de moda: construindo uma narrativa (Analisar a integração da comunicação imagética com o ambiente mercadológico; apresentar e analisar a construção da imagem e marcas contemporâneas, seus conceitos e importância no processo de formação de valor da imagem de moda. Nesta disciplina o aluno deverá ser capaz de desenvolvertodas as etapas necessárias para a elaboração de um editorial ou campanha de uma marca de moda, desde a concepção do tema, até a linguagem adotada para comunicar o trabalho proposto. Com os conceitos adquiridos nos módulos anteriores, o aluno estará apto para pensar na parte estratégica do marketing, pensando na área de maneira ampla e de forma conectada com as novas mídias. Estudos de casos. Desenvolvimento de storytelling).

Módulo 5: Branding

Branding: o que é? (Disciplina introdutória que dá uma visão geral do Branding com o alinhamento de conceitos, visão do seu processo, suas etapas e cases. Além disso, qual o atual espaço do Branding no mercado, quem são os players nacionais e internacionais e quais as novidades para os profissionais da área.

Design de experiência: relação entre marca e usuário (Novas relações pessoa-objeto que vão além da necessidade/utilidade. Também o processo do consumo atual e quais as projeções para o consumo no futuro. Entender como as novas tecnologias estão tornando possível a passagem de consumidor a cocriador/coprodutor, além dos novos canais de consumo.

Branding: como? a construção de uma marca (Métodos, práticas e ferramentas da gestão de processos em relação a submarcas e linhas de produtos que compõem uma marca de moda, no contexto contemporâneo.

Gestão da imagem (A gestão da imagem é um conceito amplo que vai além da identidade visual da marca. A disciplina discorre sobre o quanto é importante o desenvolvimento de uma gestão da imagem e manutenção de um programa de identidade visual. O aluno terá um ferramental para avaliar se a identidade visual sugerida é fruto da estratégia que foi concebida dentro do projeto de Branding.

++ palestra sobre Responsabilidade Social (Apresentação de conceitos, análise de estudos e contextos atuais, priorizando as questões ambientais e sociais aplicadas ao desenvolvimento sustentável de uma marca. O tema contempla o papel social das instituições, a responsabilidade social e ambiental, a origem da crise de paradigma atual, o ser sustentável e a produção de riqueza. As ferramentas alternativas de gestão e como entender a Governança Corporativa num contexto de consumo consciente e de consumidores ativos).

Módulo 6: Elaboração e apresentação de projeto final

Metodologia – Project Model Canvas (A metodologia coloca em xeque metodologias convencionais e contribui para a formulação de um novo modelo que se adapta melhor à realidade das empresas e ao próprio modo de funcionamento de nossas mentes).

ABNT 

ORIENTAÇÃO 

ENCONTROS: AS AULAS SERÃO QUINZENAIS, AS SEXTAS E SÁBADOS. EVENTUALMENTE PODERÃO ACONTECER AOS DOMINGOS OU QUINTAS.

HORÁRIO: SEXTAS DAS 19H15 ÀS  23h, SÁBADOS DAS 8H ÀS 12H30 E DAS 13H30 ÀS 17H55. 

VALOR DO CURSO: 16 PARCELAS DE R$ 505,00.

INÍCIO: 1 DE SETEMBRO DE 2017.



Carga Horária: 360h
Valor: 16 parcelas mensais de R$ 505,00


Endereço: SEPS 707/907 SUL, Conj. E, Lj 08, Ed.: San Marino - Asa Sul/DF Brasília
Telefone: (61) 3244-0271
Email: contato@ipegn.com.br

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